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sexta-feira, 9 de julho de 2010

Homem do século XXI prioriza mais família do que trabalho

Homem do século XXI prioriza mais família do que trabalho

Qua, 03 Out, 06h00
Por Redação Y! Notícias

De acordo com pesquisa do Ibope Mídia apresentará estudo inédito sobre o comportamento e os hábitos do homem do século XXI. Neste estudo, uma das principais reflexões aponta que o dia-a-dia familiar é considerado importante para o novo homem. A maioria deles não prioriza apenas o trabalho e o sustento da família, mas também participa ativamente da educação dos filhos e declaram que, se possível, deixariam de trabalhar para dedicar-se exclusivamente ao lar.
Esta análise foi desenvolvida a partir de estudos regulares do Ibope Mídia (Target Group Index, Monitor Evolution, entre outros) e de uma pesquisa especial chamada "Novo Homem", que levantou informações com a população masculina de 18 anos ou mais, em onze regiões metropolitanas do país (Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Distrito Federal, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo).
"O Super-homem já não é mais o modelo de herói masculino. Atualmente, os homens tendem a admirar e desenvolver uma personalidade mais flexível como a do personagem Neo, do filme Matrix", afirma Dora Câmara, diretora comercial do Ibope Mídia Brasil.
Atualmente, os homens representam 50% da população mundial. Na América Latina e no Brasil, o percentual de habitantes do sexo masculino fica em torno de 48%. E é nos Emirados Árabes onde está concentrada a maior proporção de homens na população (68%).
44% dos brasileiros são casados
Há mais homens solteiros no país (50%) do que mulheres solteiras (42%). Entre os homens, 44% são casados. Curitiba é a cidade onde há a maior parcela de homens envolvidos em uma união estável (48%), enquanto Salvador é a cidade onde há a menor parcela (29%).
Quanto às brasileiras, praticamente 40% das casadas têm até 34 anos. Entre os homens, este número é 31%.
Paternidade e família
O novo homem é companheiro e afirma que sua parceira pode contar com ele em qualquer situação, afirmaram 93% dos entrevistados. Já entre as mulheres, essa opinião é menos otimista.
No Brasil, 44% dos homens são casados. E deste total, 76% têm filhos. Embora a percepção do impacto do tempo seja distinta entre homens e mulheres, 47% dos pais que trabalham afirmam ter dificuldade em conciliar trabalho, paternidade e casamento. E mais da metade dos pais concordam que são capazes de cuidar da casa e dos filhos sozinhos.
Trabalho
O trabalho é considerado uma carreira para mais da metade dos homens e muitos deles querem atingir o topo mais alto dessa carreira. Para 57% dos homens que trabalham, o dinheiro é a melhor medida do sucesso. Eles aproveitam quando surgem novas oportunidades e mais da metade declararam que estão dispostos a sacrificar o tempo com a família para progredir profissionalmente.
Embora as mulheres estejam em plena ascensão profissional, 57% dos cargos de direção e gerência são ocupados por homens e, enquanto metade do público feminino concorda que ambos têm as mesmas oportunidades profissionais, mais de 80% dos homens partilha dessa opinião. O novo homem considera-se preparado para lidar com mulheres mais bem sucedidas do que ele.
Comportamento
De acordo com a pesquisa do Ibope Mídia, 12% dos homens de 25 anos ou mais moram sozinhos e, mesmo sendo independentes financeiramente, 61% deles afirmam preferir morar com os pais.
Para o novo homem, o interesse pela cozinha ganhou importância nos últimos anos, especialmente entre os porto-alegrenses e entre quem tem mais de 40 anos. Essa importância é ilustrada na realização de atividades cotidianas como fazer compras no mercado (60%) e executar tarefas domésticas (70%).
Valores
A pesquisa mostra que 21% dos homens concordam que o lugar da mulher é dentro de casa. Entretanto, 72% afirmam ser a favor do divórcio.
Satisfação
O grau de satisfação masculina é bastante alto: 95% consideram-se felizes e 59% estão satisfeitos com seu estilo de vida. Se pudessem, 72% gostariam de mudar algo em sua vida.
Em relação à vida sexual, os mineiros (97%) estão mais satisfeitos do que o restante do país (94%). Um dado curioso aponta que 12% afirmam já ter usado remédio para disfunção erétil - em Recife, o número sobe para 28%.
Consumo
Embora o novo homem faça algumas compras da casa sozinho, ele não dispensa a opinião feminina. Eles são mais planejados do que as mulheres e são fiéis às marcas que gostam.
Os homens vão menos às compras, porém, quando vão, gastam mais. A média de gasto mensal com cartão de crédito é de R$ 482. Eles costumam gastar em compras pessoais cerca de 15% mais do que as mulheres.
Longe de ser metrossexual
O novo homem procura manter uma alimentação saudável, porém, não se importa com o conteúdo nutricional dos alimentos nem opta por produtos light/diet. Além disso, um terço é fumante regular, principalmente os solteiros.
Atualmente, 56% deles afirmam usar algum produto para cabelo, corpo ou rosto e 23% estão dispostos a fazer cirurgia plástica.
Mídia e informação
No rádio, os homens preferem programas esportivos e noticiários. Ao ler jornal, os temas mais procurados pelos casados são esportes, automóveis, construção e imóveis, enquanto os solteiros lêem páginas de entretenimento, informática e turismo.
Perfil do novo homem
De acordo com a pesquisa, o personagem é o escudo da humanidade ao defender, sozinho, as pessoas das incidências do mal. Protege a todos com seu peito de aço. O herói é símbolo de fortaleza, onipotência e independência. O estudo compara o novo homem ao Neo, do filme "Matrix". Este personagem representa as habilidades do homem atual: é flexível, disciplinado, criativo, tolerante e, principalmente, humano. É capaz de assumir seu medo e de trabalhar em equipe. Reinventa-se para adaptar-se às mudanças e ao futuro.


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